Neste sábado, dia 5 de abril, terá lugar a terceira edição da Meia Maratona Wine Run, conhecida também como a Corrida dos Vinhos, na cidade de Bento Gonçalves. A “capital nacional dos vinhos” fica no Vale dos Vinhedos, a cerca de 115 km de Porto Alegre. O diferencial da corrida é justamente a união entre os dois prazeres: correr ao ar livre e conhecer maravilhosas vinícolas brasileiras. Pelo caminho, os corredores passam à margem de importantes vinícolas do Brasil e são envolvidos pela paisagem. O percurso, de 21 km, pode ser feito individualmente ou ou revezado entre duplas ou trios. À parte da competição, a organização do evento propõe um enoturismo completo para os atletas: tem Festa do Espumante, visitação guiada a vinícolas da região, jantares especiais e degustação de vinhos, além de palestras temáticas.
Para que seu fim de semana na Serra Gaúcha fique ainda mais especial, apontamos algumas das melhores atrações turísticas na região:
Maria Fumaça
Um verdadeiro mergulho na cultura italiana e gaúcha. São 23 km de passeio, que dura em média duas horas. Assim que são recepcionados na estação de trem, os turistas recebem um convite à degustação de vinhos. A viagem também é recheada de muita música italiana, espumante e suco de uva.
Caminhos de Pedra
Trata-se, na verdade, de um projeto turístico construído para resgatar o legado dos imigrantes italianos na região, que lá se instalaram desde o final do século XIX. Na sua estradinha de aproximadamente 7 km, encontram-se antigas casas de pedra, com arquitetura típica, restaurantes, pequenos comércios e outras atrações. São, no total, 15 pontos de visitação (em alguns se cobra taxa de visitação) e 56 de observação, que inclui toda a paisagem serrana e os detalhes artíticos da tradição italiana. Em 2009, o chamado “museu vivo” foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.
Museu do Imigrante
Além das opções ao ar livre, São Gonçalo guarda ainda um precioso acervo artístico relacionado à imigração italiana iniciada em 1875. Existem peças de arte sacra, instrumentos musicais, roupas, louças, fotografias e outros objetos doados. O Museu foi instalado em um prédio que, por si só, vale a visita: já foi, entre outras funções, sede da Escola Agrícola e Zootécnica.
Turismo de aventura e ecoturismo
No meio desse recanto gastronômico e cultural, há também diversas opções de ecoturismo, como canoagem, rafting, rapel, cachoeirismo, cavalgada, escalada, entre outras. A Secretaria de Turismo local indica algumas empresas especializadas neste tipos de passeio.
O Hotel oficial do evento é o Grande Hotel Dall’Onder.
Pesquise outros hotéis na região.