A cidade conhecida como “capital dos Pampas” foi fundada oficialmente em 26 de março de 1772, e tinha originalmente o nome de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. No entanto, foi a partir de 1824 que a capital passou a receber inúmeros imigrantes, sobretudo alemães, espanhóis, italianos, judeus, africanos, libaneses e ainda mais portugueses. Hoje, com cerca de 1,5 milhão de habitantes, mantém essa característica multicultural, que se expressa através da rica gastronomia e variada cultura.
Orla do Guaíba
O Lago Guaíba é uma das paisagens mais conhecidas e bonitas da cidade. Foi a partir dessa região, inclusive, que os primeiros habitantes se instalaram. Sua orla, que soma 72 km de extensão, emoldura grande parte do centro comercial de Porto Alegre. Seguindo o contorno do lago pelo calcação, chega-se à Praia de Ipanema, na Zona Sul, onde se encontram agitados restaurantes e bares e pode-se apreciar um incrível pôr-do-sol.
Usina do Gasômetro
A marca mais famosa do prédio chamado de Usina do Gasômetro é, sem dúvida, sua chaminé de 117 metros, cartão-postal da cidade. Funcionava desde 1928 como antiga geradora de energia elétrica à base de carvão, mas passou a centro cultural, e hoje recebe as mais diversas manifestações artísticas, desde exposições fotográficas a peças de teatro e dança. Entrada gratuita. Há acessibilidade.
Endereço: Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro.
Funcionamento: diariamente, das 9h às 21h.
Parque Farroupilha
O Parque mais famoso da cidade, também conhecido pelo nome de Redenção, atrai milhares de moradores e visitantes todos os dias, sobretudo aos finais de semana, inclusive para tomar chimarrão com amigos. Entre as várias opções de esporte e lazer, destacam-se a melhor pista de atletismo da cidade, o orquidário, o mini-zôo, a fonte luminosa e o Monumento do Expedicionário. Além disso, aos domingos, é montado o Brinque da Redenção, uma espécie de Mercado das Pulgas ao ar livre, com antiguidades, artesanato e gastronomia.
Funcionamento: aos domingos, das 9h às 17h.
Site: www.parqueredencao.com.br
Museu da Arte do Rio Grande do Sul
O MARGS abriga um dos acervos permanentes mais importantes do país, contando com obras de gaúchos como Iberê Camargo e de outros brasileiros renomados, como os quadros de Portinari, Di Cavalcanti, entre outros. O prédio, contruído em 1913, é outro cartão-postal da cidade e fica na Praça da Alfândega e ocupa quase 5 mil m². Entrada gratuita.
Funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 19h.
Site: www.margs.rs.gov.br
Catedral Metropolitana
É difícil citar a famosa Catedral de Porto Alegre sem falar do seu projeto arquitetônico, claramente inspirado no estilo renascentista. Construída entre 1921 e 1986 sob a direção do arquiteto italiano João Batista Giovenale, de Roma, a igreja conta com uma cúpula de quase 18 metros de diâmetro e 65 metros de altura. Também chamada de Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, fica bem em frente a outro ponto turístico da cidade: a Praça da Matriz. Entrada gratuita. Há acessibilidade.
Endereço: R. Duque de Caxias, 1.047 – Centro.
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h ás 18h. Sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 8h às 18h.
Site: www.catedralmetropolitana.org.br
Mercado Público
Localizado no coração do centro histórico da capital, na atual Praça XV de Novembro e ao lado do prédio da Prefeitura Municipal, o Mercado Público é símbolo de tradição e diversidade da vida gaúcha. Lá circulam, todos os dias, cerca de 100 mil pessoas, que encontram de comidas a artesanatos nas dezenas de lojas espalhadas pelos dois andares.
Endereço: Largo Glênio Peres s/n – Centro Histórico.
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Sábado das 7h30 às 18h30. Os restaurantes, exceto aos sábado, continuam funcionando após estes horários.
Site: www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/