Aeroporto Salgado Filho: futebol garante voos mais altos

Publicado em 28 de março de 2013 às 15:40

No ano passado, entre embarques e desembarques, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), recebeu mais de 8,2 milhões de passageiros, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). É algo como 22,5 mil pessoas partindo ou chegando à capital gaúcha diariamente. Tal estatística coloca o Salgado Filho como o terceiro aeroporto brasileiro em termos de movimentação, atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro. A tendência é esses números aumentarem. Para 2014, espera-se um acréscimo de 600 mil passageiros, ou seja, o público pode chegar a 8,8 milhões de usuários – ou mais!

Embora sua capacidade já seja para atender 13,1 milhões de pessoas por ano, o Salgado Filho vem passando por um processo de melhorias em relação a infraestrutura e prestação de serviços, sobretudo para oferecer mais conforto, agilidade e segurança a este mundaréu de gente. O aeroporto está recebendo investimentos de R$ 79,6 milhões para a realização de uma série de obras, como a expansão do sistema de pistas de taxiamento, que passará de 157,6 mil metros quadrados para 208,1 mil metros quadrados. A verba aplicada também permitirá a implantação de mais pontes de embarque, balcões de check-in, escadas rolantes, elevadores e esteiras de bagagem.

As benfeitorias estarão prontas em 2014, quando o Brasil sediará a Copa do Mundo da FIFA. Porto Alegre está na rota dos jogos internacionais e receberá cinco partidas – quatro na fase de grupos e uma nas oitavas de final. Todas acontecerão no Estádio José Pinheiro Borda, o Beira-Rio, “casa” do Sport Club Internacional. A primeira data dos jogos no Rio Grande do Sul é 15 de junho.

Boa parte do aumento na movimentação do Salgado Filho deve-se à agenda esportiva do ano que vem. Tanto que medidas estratégicas serão tomadas para facilitar o transporte de turistas e torcedores. Entre elas, a construção do Aeromóvel, que ligará o aeroporto à linha do Trensurb; internet gratuita para passageiros; troca de frota das linhas de ônibus que se dirigem ao aeroporto; construção de um novo terminal de cargas; e treinamento de efetivo para melhor atender o público.

Embora não esteja na programação da Copa do Mundo, a recém-inaugurada Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, com capacidade para 60 mil lugares também tem influência significativa para o Salgado Filho, devido a sua proximidade com o aeroporto. Ambos estão na Zona Norte de Porto Alegre. A Arena do Grêmio fica no Humaitá, bairro residencial que já gerou ótimos resultados para as imobiliárias de Porto Alegre, devido à grande expansão no final dos anos 1990, que continuou na década seguinte. Este ano, será preciso mais dedicação do segmento como um todo, pois as ofertas de imóveis na capital gaúcha, assim como sua valorização, deve seguir um ritmo mais moderado.