Sistema antineblina começa a funcionar em Junho no Aeroporto Salgado Filho

Publicado em 8 de maio de 2014 às 10:24

O aparelho ILS2, que auxilia na visibilidade e melhora as condições de pouso e decolagem em momentos de neblina, deve começar a operar no início de Junho no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, garante a Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República.

O equipamento foi instalado no aeroporto e está passando por uma vistoria, que deve ser finalizada nesta quinta-feira (8) e após isso será liberada a autorização para operação do aparelho. A instalação do ILS2 tem como objetivo diminuir a quantidade de horas que o Salgado Filho tem ficado fechado devido a problemas causados pela neblina no local.

Na última segunda-feira (5) o aeroporto ficou fechado durante mais de três horas devido a uma forte neblina e isso costuma acontecer com frequência, principalmente nesta época do ano. Desde 2002, o aeroporto ficou, nos meses de maio, fechado por um total de 10 dias, segundo a Infraero. Em maio do ano passado o funcionamento do Salgado Filho foi interrompido durante mais de 22h, o que representa 10,29% do tempo de operação.

Durante a Copa do Mundo Porto Alegre receberá muitos turistas e 10 seleções, que jogarão cinco partidas entre os dias 15 e 30 de Junho. É uma época de muito nevoeiro e o ILS2 promete ajudar. O aeroporto Salgado Filho está passando também por uma ampliação no Terminal 1, que está prevista para ser concluída no mês de Junho. A Infraero afirma que o Terminal tem capacidade para comportar a demanda do Mundial.