Aeroportos do Brasil terão postos para justificativa eleitoral

Publicado em 30 de setembro de 2016 às 14:58

Como todos sabem, o próximo domingo (2) é um dia importante para os brasileiros, pois a data representa as eleições municipais de 2016.

No entanto, para os eleitores que já estão com viagem marcada, aí vai uma boa notícia. Caso não consiga realizar o voto, será possível justificar a ausência em 12 aeroportos nacionais – os administrados pela Infraero.

Segundo as informações do “G1”, da Rede Globo, as unidades dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) serão instalados nos terminais de Porto Alegre (RS), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Vitória (ES), Aracaju (SE), Salvador (BA), Goiânia (GO), Teresina (PI), Maceió (AL), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC).

Além disso, mais uma novidade ronda as eleições deste ano. Lançado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo “Onde votar ou justificar”, disponível gratuitamente para Android e iOS, está disponível para auxiliar eleitores encontrar pontos de votação e outros locais de justificativa eleitoral.

Como justificar o voto?

Para justificar a ausência, o indivíduo tem que estar munido do número do título eleitoral e de um documento oficial de identificação com foto. Depois, deve preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível nos postos de justificativa, e o entregar apenas no dia da eleição (dia 2 de outubro – 1º turno e dia 30 de outubro – 2º turno, se houver).

Caso não apresente a explicação no dia da eleição, o eleitor pode preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito, até 60 dias após cada turno da votação, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.