Bento Gonçalves, charme e cultura do Sul

Publicado em 28 de março de 2013 às 15:58

In vino veritas! Expressão grega, Vinho é Verdade. Ir a Bento Gonçalves é uma experiência fascinante. A região onde se encontra a cidade é o berço da imigração européia no estado e cultiva todos os costumes de lá, principalmente no que se refere aos vinhos. Mas isso é apenas uma das muitas atrações existentes na cidade…

Já no caminho é possível ter uma idéia do que se encontra por lá. Parreiras e muito verde, no ar bucólico e tranquilo da linda cidade. Com 105 mil habitantes, a cidade tem bons hotéis, grande quantidade de restaurantes e uma privilegiada natureza. Agências locais operam atividades de ecoturismo e esportes radicais, como rafting, vôo livre e off road.

Não perca!

Passeio de Maria Fumaça

O trajeto de 1h30 percorre 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Inclui apresentações musicais e de danças folclóricas italianas e gaúchas, em uma viagem na qual se pode degustar vinhos, espumantes e produtos coloniais. Somente com reserva antecipada. Estação Férrea. Saídas às quartas e aos sábados. Em junho e dezembro as saídas são diárias, com possibilidade de alterações.

Vinícolas

Os vinhos e as iguarias coloniais produzidas na região estão à venda nas cantinas das vinícolas e em lojas especializadas. Algumas vinícolas oferecem restaurantes com pratos caseiros e culinária italiana.
AtraçõesGastronomiaInformações

Vale dos Vinhedos

O vale, de grande beleza, é a sede da maioria das vinícolas da região, que oferecem passeios guiados pelos setores de produção dos vinhos e espaço para degustação.

Caminho das Pedras

O roteiro preserva a história dos imigrantes italianos em 67 casas centenárias espalhadas num percurso de 7 km. Há 11 pontos de visitação, nos quais o turista degusta os produtos coloniais elaborados pelas famílias que vivem na região. Os outros 56 pontos são apenas para observação externa. Acesso pelo bairro Barracão.

Rafting no Rio das Antas

O rafting se estende por corredeiras de nível médio de dificuldade em uma descida de 12 km. O percurso de 2h30 começa no Cachoeirão do rio, a 35 km do Centro de Bento Gonçalves, e termina na ponte de ferro, no limite entre os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha. Idade mínima 8 anos.

Fonte: MTur