Pista do aeroporto Salgado Filho sofre com neblina nesta segunda

Publicado em 16 de junho de 2014 às 15:59

A pista do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, fechou na madrugada desta segunda-feira (16), apenas um dia após a cidade receber seu primeiro jogo da Copa do Mundo. Todas as operações ficaram suspensas às 4h28 e só voltaram ao normal às 9h33, quando a pista foi re-aberta completamente. Neste período, 29 vôos sofreram atrasos e 3 foram cancelados.

Essa não é a primeira vez que o aeroporto sofre com esse tipo de problema: a neblina, constante no local, é um fator responsável pelo fechamento constante da pista – só na semana passada, o terminal teve o mesmo problema em três dias.

A constância e intensidade da cerração no local pode ser explicada pela ausência de ventos na região, pela baixa altitude da pista e por sua construção em solo úmido. Apesar destas condições adversas, é possível minimizar o problema: atualmente, o aeroporto Salgado Filho opera com o ILS 1 (Instrument Landing System de categoria 1), que permite o pouso apenas se o piloto tiver contato visual com a pista a 800 m antes do início dela. Uma versão mais moderna do sistema, o ILS 2, reduziria essa distância pela metade, diminuindo em até 30% os impactos causados pela neblina.

Essa tecnologia foi testada pela Anac na última sexta (13) e os relatórios sobre a segurança do dispositivo serão divulgados nos próximos dias. Se aprovado o uso do ILS 2, a Infraero deverá atualizar o Sistema de Orientação e Controle da Movimentação no Solo (SOCMS) e comunicar as companhias aéreas acerca dos novos procedimentos a serem utilizados.