Aeroportos de Porto Alegre e Curitiba estão prontos para a Copa

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 12:37

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, visitou nesta terça-feira (21) os aeroportos internacionais Salgado Filho, em Porto Alegre, e Afonso Pena, em Curitiba, e constatou que ambos estão prontos para receber o fluxo adicional de passageiros previsto na Copa do Mundo.

O aeroporto da capital gaúcha recebeu, já em 2012, uma ampliação no seu terminal principal, e uma nova área de desembarque foi inaugurada no final de 2013. Com isso, atingiu a capacidade de 13,5 milhões de passageiros ao ano. Como a demanda estimada para o mês da Copa é de 10 milhões de pessoas, a capital gaúcha pode absorver com folga os turistas do Mundial.

Entre as melhorias implementadas estão uma área de check-in com 32 balcões, reforma de todos os banheiros dos terminais 1 e 2 e obras de acessibilidade, como a implantação de piso tátil para pessoas com deficiência visual.

Além disso, já está em operação um aeromóvel (veículo leve sobre trilhos) que liga o aeroporto à estação de trens da Transurb. O percurso dura um minuto e meio.

Em Curitiba, o aeroporto saltará de 7,9 milhões para 10,4 milhões de passageiros por ano com a inauguração de duas novas pontes de embarque, uma nova sala de embarque remoto, a reforma do desembarque doméstico e um novo pátio para oito aeronaves. As obras deverão ser entregues entre março e abril.

A entrega da nova sala de desembarque internacional, que estava prevista para abril, será antecipada para março pela Infraero, administradora do aeroporto, a pedido do ministro. Outras obras estão em curso nos dois aeroportos, como a construção de novos terminais, mas que não impactam no movimento de passageiros durante o Mundial.

“Em Porto Alegre e Curitiba as coisas estão andando nos eixos”, afirmou Moreira Franco. “Nas duas cidades a Infraero entregará aeroportos preparados para a Copa, com infraestrutura perfeitamente adequada para que torcedores tanto brasileiros quanto estrangeiros possam ser bem atendidos.” Ele deu nota oito aos dois aeroportos das cidades-sede da região Sul.

A visita desta terça-feira foi a segunda de uma série de inspeções que o ministro está fazendo nesta semana nos aeroportos das sedes da Copa. Na véspera, ele havia visitado Fortaleza e Salvador, onde constatou atrasos no andamento de algumas obras e cobrou soluções dos consórcios construtores e da Infraero. Nesta quinta-feira (23) ele visita os aeroportos de Cuiabá e Manaus.

Fonte: SAC / PR